domingo, 5 de fevereiro de 2012

DEFENSORIA PÚBLICA DO RIO - 24 HORAS NO TELEFONE 129

Disque Defensoria 24 horas por dia
Central de atendimento presta orientações judiciais à população fluminense

Uma iniciativa pioneira vai agilizar o trabalho da Defensoria Pública do Estado e dar mais conforto ao cidadão que busca serviços junto ao órgão em situações de emergência. A partir de março, a Central de Relacionamento com o Cidadão passará a funcionar 24 horas por dia, através do número 129, para orientar os assistidos sobre os procedimentos e documentos necessários para o primeiro atendimento.

Segundo a coordenadora do CRC, Adriana Quinhões, desde outubro de 2011 o 129 substitui o antigo 0800, que funcionava desde 2007. O atendimento, que hoje funciona entre 9h e 18h, inclui orientação sobre processos judiciais comandados pela Defensoria, dados sobre varas criminais, fóruns e comarcas e consultas a andamento de processos no Tribunal de Justiça. - Damos o caminho das pedras. Tivemos um caso curioso de um assistido que queria se separar, mas nunca foi casado. Na verdade, ele queria a dissolução de uma união estável, mas não sabia por onde começar. Nosso trabalho começa na identificação da demanda, depois checamos onde ele mora e encaminhamos para o núcleo de primeiro atendimento mais próximo. Indicamos a lista de documentos mínimos e, em alguns casos, é possível até mesmo agendar o serviço por meio eletrônico, o que ajuda a reduzir as filas e o tempo de espera – afirmou Adriana.

Em 2011, a central recebeu, em média, 34 mil ligações por mês. Só em janeiro de 2012, foram 50.605 chamadas. Durante o expediente normal, das 9h às 18h, quem liga é atendido por um dos 52 estagiários de Direito, que se revezam em dois turnos, sob a supervisão de 10 profissionais da área. Já no 129 plantão, o atendimento será feito por quatro bacharéis ou estudantes no fim da faculdade. Eles serão alocados no Tribunal de Justiça, para que os defensores possam ajudar no atendimento.

A defensora ressalta que a prioridade no plantão noturno (entre 18h e 9h, além de 24 horas nos feriados e fins de semana) será dada a casos de urgência e emergência. O plantão noturno já existe fisicamente na garagem do Tribunal de Justiça, mas o assistido precisava ir até o local buscar informações sobre como proceder em cada caso e os documentos necessários.

Com a expansão do horário de atendimento, a orientação será feita por telefone e o solicitante já chegará ao defensor com os instrumentos em mãos. As situações mais frequentes são as que necessitam pronta solução como prisões, solicitações de leitos ou internação em hospital público ou reclamações sobre planos de saúde que não atendem aos segurados sob alegação de não cumprimento do período de carência.- Esse é um projeto pioneiro, não existe em outro lugar do mundo. Nossa intenção é reduzir o atendimento presencial, para minimizar o sofrimento dessas pessoas. Além de evitar o desperdício de tempo e dar mais conforto ao assistido, vamos propiciar a otimização do trabalho do defensor, que já poderá entrar com uma petição para resolver o caso o mais rápido possível – explica Adriana.

6 comentários:

  1. TIVE UMA AUDIÊNCIA ( 25/06/2013 ) ,QUE MEU ADVOGADO NÃO COMPARECEU E A MÃE DA MINHA FILHA PEDIU UNS ATRASADO DO ANO DE 2010 ,2011 , POIS EU ENTREGAVA EM MÃOS OU DEIXAVA EM UM ENVELOPE COM PORTEIRO PARA ENTREGA-LA, MAS TUDO BEM , TIVE QUE ASSINAR UM ACORDO DE R$ 30,00 ATÉ DEZEMBRO E 50 PRESTAÇÕES DE 7% DO SALÁRIO MÍNIMO E MINHA FILHA JÁ TEM 19 ANOS E A MÃE ME INFORMOU QUE ELA ESTARIA FAZENDO FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO NA CANDIDO MENDES EU PEDI QUE ME ENVIASSE POR E-MAIL A DECLARAÇÃO DA FACULDADE POIS MINHA FILHA HAVIA COLOCADO NO FACE BOOK QUE ESTARIA FAZENDO UM CURSO NA CANDIDO MENDES DE MODA, NÃO FACULDADE ATÉ AGORA MINHA FILHA NÃO ME ENVIOU A DECLARAÇÃO O QUE DEVO FAZER ,ELA TAMBEM TRABALHA E FAZ ACADEMIA EM IPANEMA BEM CARA E SAI TODA NOITE POIS EU VEJO AS FOTOS DAS BOATE E FESTAS ESTOU ENCOSTADO PELO INSS E TENHO OUTRA PENSÃO DO MEU ,OUTRO FILHO E TENHO TAMBEM OUTRA FAMÍLIA

    ResponderExcluir
  2. o telefone 129 nao funciona. estou ligando desde as nove horas da manha de hoje e diz que esse telefone esta indisponivel.

    ResponderExcluir
  3. Esse número não funciona gente! passei o dia tentando..

    ResponderExcluir
  4. Esse número não funciona gente! passei o dia tentando..

    ResponderExcluir
  5. Consegui ser atendida via tel, e anotei dia hora e local onde poderei dar entrada no meu processo. No meu caso, adiantou ter ligado.

    ResponderExcluir
  6. no meu processo de habilitação na prova pratica de carro a 1 prova o carro deu problema não conseguimos fazer a prova e fomos retirado pelo detran a 2 prova demorou a se marcada e nao passei e o processo venceu como devo agir.

    ResponderExcluir